quarta-feira, 29 de agosto de 2012

FACEBOOK, MURO E VARAL


Junio Oliveira

A minha casa tem um muro e um varal. As pessoas passam na rua e conseguem ver o muro... sua cor, cartazes que alguém colocou ali (mesmo sem a minha permissão. Mas enfim, o muro está lá fora...então, está sujeito a isso), pichações... No muro da minha casa posso por recados, pendurar faixas, fazer o que eu quiser... Afinal, o muro é meu...
Converso com amigos encostado ao muro, do lado de fora da minha casa. Mas essas conversas são sobre assuntos sociais, futebol, festas, últimas noticias, dessa forma, quem quiser chegar e opinar, sempre será bem-vindo.
Mas as minhas conversas mais confidenciais, meus sonhos, ideais, assuntos familiares, chateações e tudo o que envolve meus sentimentos e minha vida pessoal e dos meus amigos, prefiro conversar do lado de dentro, atrás do muro, na segurança da minha casa. Em respeito ao outro e a todos os envolvidos na conversa. É mais pessoal.
A minha casa, como disse anteriormente, também tem um varal. Neste varal penduro minhas meias (às vezes furadas), calças surradas, bermudas, camisas desbotadas ou novas, roupas intimas... minhas toalhas...enfim, penduro neste varal coisas que certamente não penduraria no meu muro,  poderiam expor algo que não quero que outros vejam ( e nem há necessidade pra isso). Apenas quem eu permitir que entre além do portão poderá ver o que está no varal.
O Facebook tem um mural. Alguns confundem com varal. Sou fascinado com essa rede social, porém, fico surpreso ao ver como as pessoas se expõem, se encorajam, e ofendem umas as outras nessa ferramenta do Face.
Alguns já não são capazes de conversar pessoalmente e resolver as coisas frente a frente. Preferem usar o Facebook e compartilhar com todo o planeta sua insatisfação com alguém, com alguma coisa ou instituição. Outros colocam desde coisas banais como: “Arrotei”, até coisas confidenciais, intimas. Além de causar uma exposição desnecessária, facilita a ação de crimes como sequestro relâmpago!
Prefiro usar o mural do Facebook como um mural, não como um varal. Prefiro conversar com as pessoas pessoalmente. Prefiro falar a mandar recado.
Que você pense muito a partir de hoje na maneira que está entregando sua vida e sua intimidade aos outros por meio do Facebook.
Como disse Jesus, “não jogue pérolas aos outros”, eles não saberão valorizar.


Nenhum comentário :

Estamos em manutenção, enquanto isso curta nossa página no Facebook

Você será redirecionado a ela automaticamente em 6 segundos.
Se não funcionar, acesse
https://www.facebook.com/pages/Tibal/313090912066523.