segunda-feira, 23 de abril de 2012

Princípios de um Namoro Cristão


Bom dia!
Ontem eu estava vendo um vídeo sobre princípios de um namoro cristão, do pastor Mark Driscoll da Mars Hill Church (o vídeo é em inglês, mas quem quiser ver vale muito a pena!). Eu achei muito interessante a forma que ele falou sobre como é possível namorar e agradar a Deus.
Como podemos saber se ELE (ou ELA) é a pessoa certa? Como sabemos se estamos agradando a Deus com nosso namoro? Como saber se vale a pena ou não namorar com alguém?
Vou falar sobre algumas frases que ouvi neste vídeo para quem busca um namoro santo e segundo Deus.
Este post é baseado na minha experiência e na minha visão do que é um namoro que agrada a Deus, segundo a Bíblia. Ore e leia a Bíblia você mesmo, e peça a direção para Deus para o que você está vivendo. Espero que esteja claro que tudo que vou escrever aqui são conselhos sinceros de um amigo, e não mandamentos ou regras impostas.
#1 – “Casamento não é pra te fazer mais feliz, é pra te fazer mais santo”
Relacionar-se com alguém é maravilhoso. Curtir a vida com alguém que te ama é um presente de Deus. Mas o propósito do namoro – que é como uma introdução ao casamento – é para fazer-te uma pessoa mais consciente das suas falhas e mais proxima de Deus. Você vai descobrir defeitos que nunca achou que tinha, e vai também encontrar coisas em sua parceira que ela precisa melhorar. Dois juntos são mais fortes que um sozinho. Relacionamento cristão é sobre fortalecer um ao outro e aproximar-se de Deus juntos para doar ao mundo este amor que Ele nos dá de graça.
#2 – “Seja razoável com suas expectativas”
Você quer namorar? Duas coisas – não tenha expectativas muito altas. Por exemplo não fique orando, jejuando e esperando por um príncipe chegar e te levar para o castelo dele, porque ele não vai chegar. E também não tenha expectativas muito baixas. Não namore com qualquer pessoa que gosta de você. Se você pensa, “ah mas tenho medo de machucar e dizer não!”, você vai machucar mais ainda se namorar por conveniência e depois desistir dizendo “nunca gostei dele mesmo”. Seja razoável, seja aberto para conhecer pessoas e saiba do seu valor.
#3 – “Não busque um relacionamento até que você esteja em uma estação da vida na qual você está preparado para casar”
Não acenda um fogo que você não pode apagar. Você tem 13, 14, 15 anos? Você acredita que você está em uma estação da vida na qual você está preparado para casar? Eu ouvi isso quando tinha 15 anos e queria muito namorar. Eu pensei e tomei a decisão de esperar para quando estivesse mais maduro. Foi a melhor decisão que tomei.
Não vale a pena esquentar uma lareira se a madeira não vai queimar para te aquecer direito, certo? Será que vale a pena começar um relacionamento cedo na sua vida, se você não vai poder casar com essa pessoa em breve? Pense sobre isso. Eu sei que é difícil, porque passei por isso. Mas Cânticos 8:4 diz “Não despertem nem incomodem o amor enquanto ele não o quiser.” Tudo tem o seu tempo, e saber esperar o tempo das coisas é ser sábio.
#4 – “Guarde o seu coração”
Provérbios 4:23 -”Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.”
Meninas, não se abram tão rápido, tão fácil. Guardem seu coração. É muito difícil um homem gostar de uma mulher que no primeiro encontro já está pensando no dia que eles vão se casar e ter muitos filhos e netos. Seja amigável, mas não permita que qualquer cara venha e arrebate seu coração. Valorize-se! 
Hombres, guardemos nosso coração da imoralidade sexual. Imaginar fantasias sexuais só vai enganar nossa mente e nos fazer apático ao amor. Não deixemos que pensamentos sujos dominem nossos corações, e vamos buscar tratar nossas amigas, irmãs, namoradas como princesas e filhas de Deus. 
#5 – “A resposta a Deus para seus desejos é o casamento”
Vivemos em uma sociedade corrupta, aonde a sexualidade é ultra-exagerada e encorajada desde muito cedo. A resposta de Deus para a luta que vivemos na área sexual é o casamento. Guardar-se para alguém vale ouro, porque é uma das maiores formas de você dizer “Eu te Amo” para seu futuro parceiro. Vale a pena esperar e lutar para não ser dominado por seus desejos, para se doar para uma só pessoa debaixo da cobertura de Deus no casamento.
#6 – “Se Jesus estivesse do seu lado, você estaria agindo com sua namorada da mesma forma?”
Em outras palavras, você sente culpa quando faz algumas coisas com sua namorada? Será que o Espírito Santo está tentando de incomodar e você está fingindo que não ouve? Você sente PAZ no coração de estar com sua namorada(o)?
Busquemos a Palavra de Deus meus irmãos. Ela nos ensina como vivermos uma vida santa. A Bíblia diz: “Entre vocês não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual nem de qualquer espécie de impureza nem de cobiça; pois estas coisas não são próprias para os santos” (Efésios 5:3).
#7 – Caráter conta muito. Como é a pessoa que você está se relacionando (ou pensando em se relacionar)?
Meninas: O melhor que seu namorado pode ser é enquanto ele te namora. Depois de casar, não existe um milagre imediato que nos faz pessoas melhores. O namoro é uma fase em que vemos tudo de bom da pessoa. Ele te trata bem? Ele respeita os pais dele? Ele é sincero com você? Ele mente pra você? Ele te xinga, berra com você? Ele bebe muito, ele trai você? Caráter conta muito. Pense bem com quem você está se relacionando (ou pensa em se relacionar), porque depois de casar não vai subitamente ficar melhor. Busque alguém que ama a Deus, e apesar de falho, quer ter um caráter cada vez mais semelhante a Jesus.
Hombres: Nem tudo que brilha é ouro. Mulheres sensuais não vão se satisfazer só com sua atenção. Elas vão querer a atenção de todos os homens. Busque uma mulher de Deus, que sabe do valor que tem e valoriza a SUA atenção para ela. Sua namorada não é um troféu pra mostrar pra todo mundo, ela é uma parceira, ajudadora, companheira pra sua vida. Vale a pena buscar alguém que tem um caráter bom, que honra os pais, serve as pessoas, se guarda do mal e ama a Deus acima de tudo.
Espero que estes sete pontos te ajudem a viver um namoro segundo a vontade de Deus.
Se você é solteiro, maximize seu tempo para servir a Deus. Vale tanto a pena orar com amigos, ajudar pessoas, tocar na igreja, servir as crianças, servir a Deus! Deixe para se preocupar com namoro quando for o tempo certo!
E acima de tudo, meus queridos, busquemos a Jesus. Só Ele pode nos fazer plenamente felizes, e fazer nossos relacionamentos abençoados e prósperos.
Um abraço a todos,
@MatOrtega via Não morda maça

Nenhum comentário :

Estamos em manutenção, enquanto isso curta nossa página no Facebook

Você será redirecionado a ela automaticamente em 6 segundos.
Se não funcionar, acesse
https://www.facebook.com/pages/Tibal/313090912066523.